Faltando menos de um mês para o carnaval, Recife intensifica os preparativos para receber atrações e público.
O principal palco da folia recifense já teve suas estruturas erguidas, no Marco Zero, localizado na área central. Segundo a prefeitura, tudo ficará pronto até o dia 2 de fevereiro.
Tumaraca
Para marcar o início da folia, no dia 8, a partir das 20h, acontece o Tumaraca: Encontro das Nações.
Este ano, o evento vai homenagear Naná Vasconcelos, que foi o mentor do evento. Se estivesse vivo, ele completaria 80 anos.
O evento ainda vai realizar um encontro com Olodum, de forma inédita.
Também haverá show do baiano Gilberto Gil.
Erudito e popular na ancestralidade negra se reunirão em palco no espetáculo, que terá, ainda, Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré e Luna Vitrolira
No palco, um time de artistas estará presente para reverenciar o mestre homenageado deste ano, imortalizado com uma escultura no Marco Zero, considerado palco do maior Carnaval em linha reta.
Atrações
Para a abertura, estarão os mestres das 13 nações de Maracatu pertencentes ao grupo especial do Concurso de Agremiações que comandam o espetáculo, que reúne 700 batuqueiros com toda a potência de alfaias, gonguês, agbês, taróis e timbaus.
Acompanhados do Grupo Voz Nagô, fundado pelo mestre Naná, as Nações promoverão um espetáculo inédito que contará com um encontro histórico e ancestral com o Olodum.
Tambores pela paz trovejarão juntos celebrando a beleza e a riqueza da ancestralidade negra fundante dos brinquedos populares.
A presença de Amaro Freitas promove o encontro entre o erudito e a cultura popular. O pianista, um dos principais nomes do jazz brasileiro em circuitos internacionais, prepara um próximo disco com tributo a Naná Vasconcelos.
O espetáculo traz ainda a lufada de ar do musicista, cantor e dançarino Lucas dos Prazeres. “Cria” de Naná Vasconcelos, Lucas saiu do Morro da Conceição para percorrer o mundo em turnês ao lado do mestre. Fazem parte ainda da noite estrelada o Balé Bacnaré e a poetisa Luna Vitrolira.