Eles foram autuados em flagrante por furto mediante fraude e formação de quadrilha. Em Pernambuco, golpes aconteceram no Recife e em Jaboatão, Carpina e Barreiros.
Três criminosos de São Paulo foram presos em flagrante, em Escada, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, por roubar dinheiro de idosos ao abordar as vítimas em agências bancárias localizadas nessa região do estado e também no Grande Recife(veja vídeo acima). As prisões aconteceram na quarta (15), e o caso foi divulgado pela Polícia Civil nesta quinta (16).
Segundo o delegado Diego Aciolli, responsável pelas investigações, os golpistas utilizavam diversos métodos para induzir as vítimas, principalmente idosos, a digitarem suas senhas em terminais de autoatendimento. Assim, os criminosos faziam saques e empréstimos em nome das vítimas.
“Não existia, na verdade, uma fórmula a ser seguida. Em cada caso, eles [os bandidos] adaptavam [o golpe] à necessidade deles. […] Eles subtraíram, em outro estado, aquelas bobinas que a máquina emite e conseguiram imprimir informações dizendo que, se aquela vítima não modificasse a senha, sofreria uma multa”, disse o delegado.
A partir de anotações feitas pela quadrilha, a Polícia Civil identificou, ao menos, 33 ações criminosas. Segundo a investigação, a quadrilha alugou um veículo em São Paulo e partiu em viagem, realizando golpes em diversos locais do Brasil, entre eles o próprio estado de São Paulo, além do Rio de Janeiro e da Bahia.
Em Pernambuco, os golpes aconteceram no Recife, em Jaboatão dos Guararapes e em Olinda, na Região Metropolitana; e nas cidades de Carpina e Barreiros, na Zona da Mata. Ainda segundo o delegado, a vítima de Barreiros só descobriu que tinha sido roubada a partir da investigação da Polícia Civil.
“Eles [os criminosos] também modificavam a máquina [de autoatendimento] para a língua inglesa. Então, quando o idoso chegava e via tudo em inglês, […] eles se aproximavam para prestar auxílio. O idoso, acreditando que aquela pessoa estava ajudando, passava informações que, muitas vezes, eram para fazer transferências ou saques”, contou o delegado.
Segundo a investigação da Polícia Civil, o grupo criminoso desviou mais de R$ 218 mil através dos golpes. Os três homens estavam sendo monitorados e foram abordados por policiais quando pausaram a viagem para almoçar em Escada. Eles foram autuados em flagrante pelos crimes de furto mediante fraude e formação de quadrilha.