Politica

Presidente da Alepe se destaca ao negociar projeto da educação 

Apontado pelos pares como uma das principais pontes entre Governo, Legislativo e Sindicato dos Trabalhadores em Educação, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), sai fortalecido após a votação do Projeto de Lei 712/2023 que adequa o salário dos profissionais da rede estadual, definindo 14,95% de reajuste para quem ainda não recebe o piso nacional. Antes mesmo de colocar para avaliação em plenário, anunciou que na Casa não haveria vencidos nem vencedores.

Alertou os parlamentares a “não jogar para a plateia nem jogar um deputado contra o outro”. E reforçou junto à categoria o que considera compromisso da Alepe com o povo pernambucano. “Esperamos que venha rapidamente para essa casa um projeto de lei que garanta aumento para todos os professores.”

Na sessão da terça-feira (27/06), o Governo conseguiu a adesão de 30 dos 47 deputados que registraram presença. (Cinco votos a mais que o placar da semana passada a favor do requerimento, permitindo a volta do PL a plenário). Quinze votaram contra.

Ambos do Solidariedade, Luciano Duque, líder da bancada, teve problemas de saúde e Lula Cabral, uma agenda em Brasília marcada há 15 dias. Não compareceram à sessão.

Ausentes na última votação, Abimael Santos (PL); Eriberto Filho (PSB); Fabrizio Ferraz (PSB); Kaio Maniçoba (PP) e Socorro Pimentel (União Brasil) ficaram do lado do Governo. Francismar Pontes (PSB) que havia apoiado o sindicato na semana passada ontem também votou com o Executivo.

Articulação até os últimos instantes
Sindicato e parlamentares tentaram encontrar uma saída que não fosse a votação do projeto. Diante da derrota, os profissionais aprovaram indicativo de greve e nova assembleia para o próximo dia 5. “A governadora ainda pode apresentar alguma proposta que contemple todos”, argumentou a presidente do Sintepe, Ivete Caetano de Oliveira. O PL atinge 28,6 mil trabalhadores, mas deixa 52.250 de fora.

  • PUBLICIDADE –

MALABARISMOS Em viagem ao Sertão, o deputado Jarbas Filho pegou um voo em Juazeiro (CE) e fez escala em São Paulo para participar da votação. Ontem mesmo voltou para Custódia e retoma a agenda com o senador Fernando Dueire até amanhã.

MEDIADOR O deputado Joaquim Lira (PV) propôs a criação de um grupo de trabalho para que continuem as discussões entre Sintepe e Governo. Agora voltadas para o plano de cargos e carreira.

AVANÇO Em Brasília, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, reuniu-se com os ministros Waldez Goés, Simone Tebet e Márcio Macedo. O fortalecimento dos órgãos de planejamento e a elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste estavam na pauta.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo